Por Adriana Buarque
O evento foi realizado das 8h30 às 17h no dia 14 de março de 2011 no espaço físico do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da UFPE, sendo uma iniciativa dos discentes 2009 e 2010 com o apoio financeiro e logístico do programa.
Com o objetivo de propiciar um diálogo mais fluído entre discentes e docentes, guiando os novos alunos neste processo de entrada no programa, para tornar mais simples a tarefa de compreender o funcionamento do mesmo e de suas linhas de pesquisa, além de estimular a integração destes novos alunos junto aos alunos veteranos e de seus projetos, a programação ofereceu as boas vindas aos novos integrantes do corpo discente do PPGCI-UFPE através da representação do professor Anísio Brasileiro, Pró-Reitor de Pesquisa, na figura de _____.
Em seguida, as discussões teóricas sobre o sentido da ciência, trazidas com a palestra “Café Filosófico” dos professores Lourival Holanda e Marivalde Francelin, demonstraram a possibilidade de interlocução da CI com outras áreas temáticas, enfatizada pela Filosofia, gerando o interesse e a participação no debate entre os ouvintes e levantando, de uma forma geral, a importância da reflexão sobre as correntes metodológicas quando da elaboração de um projeto de pesquisa acadêmico.
O professor Fábio Mascarenhas introduziu o corpo docente, com a explanação sobre os interesses de pesquisa, atuais atividades e síntese do currículo lattes dos professores permanentes e colaboradores do PPGCI-UFPE.
Todos os alunos do PPGCI-UFPE presentes se apresentaram espontaneamente, assim como descreveram seus projetos e, inclusive, relataram suas experiências com o estudo e o aprendizado no âmbito do curso de mestrado, superando as expectativas de participação coletiva da comissão organizadora do evento, sendo um momento de integração bastante rico.
Os alunos Jonatas Santos e Márcia Lyra (turma 2010) demonstraram os espaços de comunicação disponíveis, a exemplo da lista de discussões dos discentes e do blog do programa, criado e gerenciado pelos mesmos, atentando para a importância de uma sucessão na representação de classe.
Os professores Marcos Galindo, ex coordenador do PPGCI-UFPE, Raimundo Nonato e Fábio Mascarenhas, atual coordenador e vice-coordenador do PPGCI-UFPE, respectivamente, apresentaram as ferramentas e regulamentos do PPGCI-UFPE, seminários importantes (ENANCIB e ENEGI) e laboratórios (Líber e sala de aula informatizada), além de, em todo o curso do evento, contribuírem com esclarecimentos de dúvidas e comentários sobre as colocações dos alunos.
As atividades encerraram com uma visita programada à Biblioteca do Centro de Artes e Comunicação, escolhida por ser a biblioteca da qual os alunos do PPGCI-UFPE fazem uso, conduzida pela atual Bibliotecária-chefe, Alice Almeida, em que foi apresentado o histórico da biblioteca, a composição de seu acervo, recursos pedagógicos, ferramentas de pesquisa e normas de empréstimo e consulta, seguida por uma orientação sobre o uso do portal de periódicos da Capes.
RESULTADOS
O evento contou com a presença quase unânime dos mestrandos do PPGCI-UFPE das turmas 2009, 2010 e 2011, além dos coordenadores, dos professores palestrantes e de alguns professores vinculados ao PPGCI-UFPE, a exemplo das professoras Cristina Oliveira e Gilda Verri e dos professores André Fell e Denis Silveira.
Os intervalos da programação, como o coffee break oferecido, possibilitaram a interação e o diálogo de todos os presentes de maneira mais descontraída, também sendo uma parte fundamental do evento.
Foram realizados registros fotográficos, os quais estarão disponíveis no blog do programa: http://ppgci-ufpe.blogspot.com.
Consideramos que esta prática é imprescindível no ambiente de um curso de pós-graduação, tanto para dar um melhor sentido de acolhimento aos novos alunos quanto para minimizar suas dúvidas quanto às suas obrigações e direitos, desde o uso de um equipamento à relação orientandos – orientadores. Assim, avaliamos que seja do interesse dos futuros mestrandos e do PPGCI-UFPE que se dê incentivo à continuidade para este tipo iniciativa.
As palavras da mestranda Márcia Lyra reforçam os argumentos acima:
“Parabenizo os esforços e colaboração de todos neste evento, em especial os colegas que deixando a timidez de lado, registraram seus depoimentos. Uma postura de grande generosidade!
Este foi o brilho maior da festa! Grande idéia! (de quem quer que tenha se lembrado de sugerir essa atividade). Considerando a repercussão deste evento, penso que foi esse momento, mais que a palestra formal, que teve grande impacto, com os novos mestrandos, esclarecendo e tranqüilizando suas ansiedades, receios e expectativas. (...) Percebi e ouvi, de alguns, (antes do depoimento final dos novos ingressos) o quanto esse momento foi importante para eles.”
Por parte da comissão organizadora, a experiência significou um excelente exercício de autonomia, criatividade, responsabilidade e integração junto à coordenação do PPGCI-UFPE.