Por Adriana Buarque
Com o objetivo de propiciar um diálogo mais fluído entre discentes e docentes, guiando os novos alunos neste processo de entrada no programa, para tornar mais simples a tarefa de compreender o funcionamento do mesmo e de suas linhas de pesquisa, além de estimular a integração destes novos alunos junto aos alunos veteranos e de seus projetos, a programação ofereceu as boas vindas aos novos integrantes do corpo discente do PPGCI-UFPE através da representação do professor Anísio Brasileiro, Pró-Reitor de Pesquisa, na figura de _____.
Em seguida, as discussões teóricas sobre o sentido da ciência, trazidas com a palestra “Café Filosófico” dos professores Lourival Holanda e Marivalde Francelin, demonstraram a possibilidade de interlocução da CI com outras áreas temáticas, enfatizada pela Filosofia, gerando o interesse e a participação no debate entre os ouvintes e levantando, de uma forma geral, a importância da reflexão sobre as correntes metodológicas quando da elaboração de um projeto de pesquisa acadêmico.
O professor Fábio Mascarenhas introduziu o corpo docente, com a explanação sobre os interesses de pesquisa, atuais atividades e síntese do currículo lattes dos professores permanentes e colaboradores do PPGCI-UFPE.
Todos os alunos do PPGCI-UFPE presentes se apresentaram espontaneamente, assim como descreveram seus projetos e, inclusive, relataram suas experiências com o estudo e o aprendizado no âmbito do curso de mestrado, superando as expectativas de participação coletiva da comissão organizadora do evento, sendo um momento de integração bastante rico.
Os alunos Jonatas Santos e Márcia Lyra (turma 2010) demonstraram os espaços de comunicação disponíveis, a exemplo da lista de discussões dos discentes e do blog do programa, criado e gerenciado pelos mesmos, atentando para a importância de uma sucessão na representação de classe.
Os professores Marcos Galindo, ex coordenador do PPGCI-UFPE, Raimundo Nonato e Fábio Mascarenhas, atual coordenador e vice-coordenador do PPGCI-UFPE, respectivamente, apresentaram as ferramentas e regulamentos do PPGCI-UFPE, seminários importantes (ENANCIB e ENEGI) e laboratórios (Líber e sala de aula informatizada), além de, em todo o curso do evento, contribuírem com esclarecimentos de dúvidas e comentários sobre as colocações dos alunos.
As atividades encerraram com uma visita programada à Biblioteca do Centro de Artes e Comunicação, escolhida por ser a biblioteca da qual os alunos do PPGCI-UFPE fazem uso, conduzida pela atual Bibliotecária-chefe, Alice Almeida, em que foi apresentado o histórico da biblioteca, a composição de seu acervo, recursos pedagógicos, ferramentas de pesquisa e normas de empréstimo e consulta, seguida por uma orientação sobre o uso do portal de periódicos da Capes.
RESULTADOS
O evento contou com a presença quase unânime dos mestrandos do PPGCI-UFPE das turmas 2009, 2010 e 2011, além dos coordenadores, dos professores palestrantes e de alguns professores vinculados ao PPGCI-UFPE, a exemplo das professoras Cristina Oliveira e Gilda Verri e dos professores André Fell e Denis Silveira.
Os intervalos da programação, como o coffee break oferecido, possibilitaram a interação e o diálogo de todos os presentes de maneira mais descontraída, também sendo uma parte fundamental do evento.
Foram realizados registros fotográficos, os quais estarão disponíveis no blog do programa: http://ppgci-ufpe.blogspot.com.
Consideramos que esta prática é imprescindível no ambiente de um curso de pós-graduação, tanto para dar um melhor sentido de acolhimento aos novos alunos quanto para minimizar suas dúvidas quanto às suas obrigações e direitos, desde o uso de um equipamento à relação orientandos – orientadores. Assim, avaliamos que seja do interesse dos futuros mestrandos e do PPGCI-UFPE que se dê incentivo à continuidade para este tipo iniciativa.
As palavras da mestranda Márcia Lyra reforçam os argumentos acima:
“Parabenizo os esforços e colaboração de todos neste evento, em especial os colegas que deixando a timidez de lado, registraram seus depoimentos. Uma postura de grande generosidade!
Este foi o brilho maior da festa! Grande idéia! (de quem quer que tenha se lembrado de sugerir essa atividade). Considerando a repercussão deste evento, penso que foi esse momento, mais que a palestra formal, que teve grande impacto, com os novos mestrandos, esclarecendo e tranqüilizando suas ansiedades, receios e expectativas. (...) Percebi e ouvi, de alguns, (antes do depoimento final dos novos ingressos) o quanto esse momento foi importante para eles.”
Por parte da comissão organizadora, a experiência significou um excelente exercício de autonomia, criatividade, responsabilidade e integração junto à coordenação do PPGCI-UFPE.